Hérnias da Parede Abdominal
A hérnia é o deslocamento de um tecido, órgão ou parte do órgão através de um orifício anormal ou um orifício natural do nosso corpo que encontra-se alargado.
Na parede do abdome elas costumam aparecer na região da linha média, que é desprotegida por não apresentar músculos. Por esse motivo também, a maioria dos cortes cirúrgicos são feitos na linha média. E é a partir deles que surgem as hérnias incisionais.
Nas regiões inguinais, estão as famosas hérnias inguinais, mais comuns nos homens, e que serão discutidas em breve…
Voltando á parede abdominal, as mais comuns são as hérnias umbilicais, as epigástricas ( na linha média acima do umbigo) e as hérnias incisionais, que se insinuam através de incisões cirúrgicas prévias.
Os sintomas comuns são dor e abaulamento local, muitos descrevem como aparecimento súbito ou progressivo de uma massa na região. Se o conteúdo da hérnia for uma alça de intestino também pode ocorrer obstrução intestinal, com parada de eliminação de gases e fezes e distensão abdominal, o que se torna uma emergência, devendo ter tratamento imediato.
O tratamento é SEMPRE cirúrgico e ele deve ser realizado o quanto antes para se prevenir o aumento da hérnia, piora dos sintomas ou até uma emergência cirúrgica.
Na grande maioria das vezes está indicada a utilização de uma tela que reforça a parede abdominal para diminuir as chances de retorno da hérnia. O procedimento quando programado e realizado eletivamente costuma ser simples, rápido e com boa recuperação. O paciente com cerca de 3 meses após a cirurgia estará levando uma vida normal, inclusive realizando atividades físicas de sua preferência.