Pedras na Vesícula
A colelitíase, ou a presença de cálculos na vesícula biliar é uma alteração bastante comum.
As causas são várias, mas basicamente uma mistura de fatores, ou então nenhum deles! Sabidamente algumas situações facilitam o aparecimento dos cálculos, como o colesterol elevado, perda rápida de peso, tendência genética… Mas algumas pessoas irão desenvolver os cálculos mesmo na ausência desses fatores, e a causa específica é desconhecida.
📣 E pra que serve a vesícula?!
Ela nada mais é que um reservatório para a bile que é produzida no fígado. Quando comemos uma comida mais oleosa ou gordurosa e esse tipo de alimento chega no estômago, ele manda um “aviso” pra vesícula se contrair e lançar essa bile no duodeno, onde se inicia a digestão de gordura.
📣 E por que operar?!
Quando você tem uma vesícula com cálculos e essa contração acontece eles se sacodem e três principais complicações podem acontecer:
🖋- eles entopem a saída da bile e a vesícula fica inflamada podendo ainda infeccionar – COLECISTITE AGUDA
🖋- eles saem e entopem as vias biliares que levam a bile da vesícula até o duodeno – COLEDOCOLITÍASE
🖋- eles saem e entopem o final da via biliar comprometendo o pâncreas – PANCREATITE AGUDA
Então o segredo é operar antes que tais complicações ocorram e transformem sua cirurgia numa emergência!
📣 E o tratamento?!
A colecistectomia videolaparoscópica é a retirada da vesícula através da cirurgia por vídeo, aquela dos “furinhos”.
Mas eu tenho que retirar a vesícula?!
SIM! Ao contrario das pedras renais que podemos quebrar com lazer e aguardar o próprio organismo expelir, no caso da vesícula nós retiramos ela inteira com os cálculos dentro. A vesícula em si vai sempre pra biópsia afim de investigar possíveis alterações, e os cálculos são ” devolvidos ” para o paciente.
📣 E depois?!
Normalmente é solicitado que o paciente evite a ingestão de gordura nos primeiros 15 dias de pós-operatório (essa privação também é muito importante desde que se saiba da presença dos cálculos).
Nesse período o organismo vai se acostumando com a nova dinâmica da digestão. Com o tempo a alimentação vai voltando ao normal, lembrando que evitar a ingestão de gorduras é o ideal pra qualquer pessoa, mas de vez enquando, claro, existirão exceções.